Fotojornalismo com Rafael Barretto

Entrevista com o Fotógrafo Rafael Barreto

Entrevista com o Fotógrafo Rafael Barretto

Assim como qualquer calouro, Rafael Barretto exibia algumas dúvidas sobre o que gostaria de cursar antes de se aprofundar em sua carreira fotográfica. Após algum tempo indeciso sobre o que deveria escolher, o renomado profissional decidiu seguir os incentivos do professor João Carnavos e embarcou no mundo fotográfico apesar de ter começado no curso de Publicidade e Propaganda na Universidade do Grande Rio. Após ter seu nome estabelecido no meio profissional e notar que optou pela carreira certa, o fotógrafo Rafael retornou à Unigranrio, lugar onde foi incentivado a investir na carreira, no dia 27 de março, com o objetivo de orientar os estudantes de fotojornalismo através de uma esclarecedora palestra e compartilhar suas experiências durante a profissão.

DSC_0949

Rafael falando sobre o equipamento que usa

Sua história começou na própria Unigranrio, lugar onde foi orientado a se aprofundar em sua vocação e que o incentivou a abandonar seus temores. Apesar de todas as dificuldades que todo o início proporciona, sua grande força de vontade o motivou a continuar e seu desejo de expressar no mercado de trabalho o que foi aprendido e ensinado pelos profissionais de comunicação era ainda maior.
Durante a apresentação da palestra, Rafael ilustrou através da exibição de parte do seu arquivo fotográfico a rotina do seu trabalho e mostrou os momentos mais marcantes e importantes da sua carreira. Algumas dessas fotografias estabeleceu o impulso da sua profissão e tornou o seu nome conhecido, transformando-o em um fotógrafo ainda mais respeitado. Uma delas foi feita durante sua passagem pelo carnaval de Salvador na qual Rafael teve seu trabalho conhecido ao ter contato com os artistas que protagonizaram o festival e caracterizou a experiência como indescritível por ter a oportunidade de aprimorar suas técnicas.

Rafael junto com seu professor e mentor, João Carnavos.

Rafael junto com seu professor e mentor, João Carnavos.

Aprofundar seus conhecimentos sobre o próprio trabalho é uma tarefa diária para que ele alcance patamares ainda mais elevados e ao transmitir todo o seu aprendizado para os alunos do curso de Jornalismo, o fotógrafo representa o papel de encorajador que o professor João Carnavos desempenhou no início da sua carreira.

Turma de Jornalismo do 3º período

Turma de Jornalismo do 3º período

Por Thaís Almeida

Anúncios