OLHAR E NARRAR – POSSIBILIDADES PARA UMA CRÔNICA VISUAL

No dia 15 e 16 de maio, durante a Semana ECSA, foi realizada a oficina de fotografia com os professores João Carnavos e Anna Paula Lemos.

João é fotografo profissional a mais de 15 anos e junto com a jornalista Anna Paula, que iniciou a oficina, falando sobre o significado da fotografia dentro do jornalismo, o seu significado e a representação dela como poesia. Durante a oficina os alunos foram incentivados a leitura e a observação, para criar um novo olhar ou mesmo aperfeicoa-lo.

OS OLHOS SÃO A JANELA DA ALMA E O ESPELHO DO MUNDO
Os meus olhos veem as mesmas imagens que seus olhos veem? As árvores de que tanto gosto, cuja beleza tanto aprecio, comovem-no tanto quanto a mim? Quando tenho a oportunidade de observar a lua (principalmente a lua cheia) por entre os galhos e as folhas de uma frondosíssima árvore, sinto que me aproximo de algo divino. O contraste proporcionado entre a claridade da lua e das nuvens e a escuridade das folhas e dos galhos me deixa embevecido como num transe, em que me parece estar em sintonia com algo transcendente.

Leonardo da Vinci

O fotografo, João Carnavos falou sobre as técnicas fotográficas, do que significa ser um fotógrafo e contou suas experiencias.

Também foi exibido o filme Iluminados de Cristiane Leal, onde mostra o olhar dos maiores diretores de fotografia e como é trabalhar nesta área.

